Um buffet para festas.

Boa tarde meninas, hoje vou dar dicas como organizar um buffet, ele pode ser feito com o objetivo de convidar a família e amigos, ou até mesmo para noivados, casamentos e outros tipos de festas e reuniões.

Hoje em dia é bem comum ocorrer casamentos que buffet e decorações foram feitos pela família, na maioria da vezes tudo ocorre perfeitamente, mais devemos ter muita atenção em relação a isso!

A melhor opção para organizar um buffet é o  serviço americano. Informal, mais permite receber um número maior de convidados, dispensa a presença de garçons para servir, e ainda sim é muito elegante! Basta caprichar nos detalhes e montar um bufê bonito e bem organizado, para que os convidados possam se servir com todo conforto. 

  • Atenção ao planejar o cardápio. Evite pratos complicados, fatie as carnes, desosse as aves e o pernil antes de servi-los. 
  • A mesa da sala de jantar, pode funcionar como bufê, em torno do qual são dispostos os utensílios, travessas e réchauds para manter os pratos aquecidos.
  • Posicione a mesa no canto da sala para ganhar espaço.
  • Imagine como os convidados irão se servir e disponha tudo em uma ordem lógica:

Sem Título-1

  1. Talheres.
  2. Guardanapos.
  3. Pratos.
  4. Pratos de sobremesa.
  5. Travessa de saladas.
  6. Talheres de servir.
  7. Galheteiro e temperos.
  8. Travessa de massas.
  9. Travessa de carnes.
  10. Travessa de guarnições.
  11. Bandeja de bebidas.
  12. Copos.
  13. Arranjos da mesas.
  14. Cesta de pãezinhos. 

Lembre-se:

  • As pilhas de pratos não devem ser muito altas.
  • É importante que o prato principal fique em posição de destaque. 
  • Coloque talheres junto de cada travessa, para que os convidados possam se servir.
  • Bebidas, calcule um mínimo de dois copos para cada convidado. 

O bufê pode ser decorado com um grande arranjo ou por vários pequenos. O importante é que a decoração não atrapalhe os convidados ao se servirem. Use flores, frutos, velas, bolas ou aquilo que estiver mais de acordo com o tema da festa. Evite apenas velas ou flores com perfumes fortes.

Seja para um jantar em casa ou casamento, você pode optar por fazer uma mesa mais simples ou com mais detalhes, para qualquer um dos dois o esquema abaixo funciona, basta desconsiderar o que você não acha necessário.

mesa-disposicao-jantar-formal

  1. O pratinho para pão fica na diagonal do prato principal, à esquerda. A faca de manteiga,  é posicionada atravessada no alto do pratinho com o cabo voltado para a direita. 
  2. Se optar em colocar o nome dos convidados na mesa, deve ficar acima dos talheres de sobremesa e do pratinho para pão, à esquerda dos copos.

    3, 4,  5. São quatro taças que vão à mesa, em sua ordem: vinho branco, vinho tinto, água, champanhe. Se não for servir esse ultimo, retire a taça e, se for servir apenas um tipo de vinho, retire uma das taças também.

    6, 7 . Os talheres de sobremesa vão acima do prato, com o cabo da colher voltado para a direita, e o do garfo para a esquerda.

    8.  A posição dos guardanapos é à esquerda dos garfos ou dobrados no meio do prato.

    9, 10, 12, 13 e 14. Os garfos ficam posicionados a esquerda do prato principal, a faca vai à direita, com o corte voltado para o prato, e as colheres à direita da faca.

     11. Os pratos ficam empilhados na ordem de uso. O sousplat, na base, é utilizado somente de  enfeite.

    15. A xícara e o pires de café ficam na direita, depois dos talheres, mas normalmente não ficam diretamente na mesa.

GUARDANAPOS QUE DECORAM |

Para quem gosta de guardanapos assim como eu, eu fiz um pequeno tutorial de como dobrá-los de 6  maneiras diferentes.

1º.

1

Dobre o guardanapo duas vezes ao meio, de modo a formar um quadrado. Pegue uma das pontas de tecido do canto aberto, e dobre-o por três vezes, com o vinco final cruzando o centro. 

2

Dobre a segunda ponta da mesma maneira, fazendo dobras um pouco mais rasas e enfiando- as sob a primeira dobra. Dobre os lados direito e esquerdo para trás, deixando um espaço central no qual serão colocados os talheres.

2º.

3

Dobre as duas pontas  de cima do guardanapos em sentido ao centro. Dobre novamente as pontas em sentido ao meio criando a forma de um triângulo.

4

Repita o procedimento até o guardanapo atingir uma espessura estreita na parte de cima, ajeite as pontas da parte de baixo para dentro. Está pronto para posicionar na mesa ou em um prato.

3º.

5

Dobre o guardanapo ao meio, no formato de um triângulo. Dobre a ponta da esquerda para direita, repita o procedimento com a ponta direita para esquerda. Com a ponta que está sobreposta, empurre o tecido para dentro formando um quadrado.

6

Ajuste o guardanapo e feche com a ponta de cima, finalizando com um formato de envelope.

4º.

7

Dobre o guardanapo duas vezes ao meio. Pegue uma das pontas do canto aberto e dobre até no meio.

8

Para finalizar dobre as pontas para trás. Coloque os talheres no espaço central.

5º.

9

Para quem optar por prendedores essa é uma maneira fácil e linda. Em um fio de silicone coloque perolas a quantidade desejada e amarre. Dobre o guardanapo da maneira desejada e o prenda. 

6º. 

10

Com o guardanapo aberto, com as pontas dos dedos emburre as laterais até o meio formando um laço. Ajuste o laço da forma desejada, ou aberto ou mais fechado. Posicione na mesa, ou em um prato.

11

Se preferir faça um detalhe com uma fita larga de cetim, dando voltas na parte central, cole as pontas da fita na parte de trás, e pronto!

Por enquanto meninas eu só sei esses modelos, assim que aprender posto mais modelos aqui (: Que possa ajudar vocês a organizar um jantar bem bacana, seja qual for a sua festa!!!

Beijos, Cristina Mendanha :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s